• YouTube - AJURCC
  • Facebook - AJURCC
  • Instagram - Black Circle

Foi inaugurado o Banco Comunitário de Sementes do Sitio Serra de Joaquim Vieira.

Neste ultimo domingo 23 de dezembro de 2018 foi inaugurado o Banco Comunitário de Sementes do Sitio Serra de Joaquim Vieira no Distrito de São José da Mata Município de Campina Grande Estado da Paraíba.

O evento teve início com fala da representante do Clube de Mães Iracema de Sousa Gomes, Josefa Valentim que afirmou que “O povo do Sitio Serra, estar de parabéns por poder contar com banco comunitário de sementes e não depender da boa vontade dos governos por isso só temos a agradecer a AJURCC e jovens que se comprometeram com nossa comunidades” Afirmou a agricultora.

A atividade contou com presença do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, lideranças comunitárias, organizações sociais do distrito de São José da Mata.

Jailton Técnico Voluntário da AJURCC " É de semente em semente, de grão em grão a essência da agroecologia, atrelado ao empoderamento político,social e ambiental hoje é uma realidade, realidade vivida hoje, na prática pelas mulheres agricultoras da Serra de Joaquim Vieira. Um projeto pioneiro na região que só foi possível graças a união de diversos colaboradores". Afirmou o profissional.

O representante da AJURCC Hélio Barbosa, apresentou como surgiu o projeto quem são os apoiadores e toda equipe técnica envolvida com as ações, também feito uma homenagem aos trabalhadores que construíram voluntariamente com projeto onde cada um recebeu uma camisa do banco de Sementes.

Para Jaqueline Mercês diretora administrativa da AJURCC “A inauguração do Banco de sementes da Serra de Joaquim Vieira I representa a culminância de uma projeto coletivo de comunidade, organizado e protagonizado por mulheres, significa a materialização de sonhos, convicções e utopias de um povo que acredita na organização coletiva popular e na construção uma sociedade mais justa e igualitária a partir das lutas sociais do trabalho.” Afirmou a diretora.

O projeto Mulheres Agricultoras: Armazenando Sementes, Plantando Autonomia, Colhendo Dignidade, tem como prioridades implantar um Banco Comunitário de Sementes localizado no Sitio Serra de Joaquim Vieira -II uma da Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania em parceria com o Clube de Mães desta comunidade localizada no distrito de São José da Mata, Município de Campina Grande - PB. O projeto conta com apoio da ONG Italiana APIBIMI, e do Fundo Casa - Investindo em Cuidar e tem como objetivo possibilitar a construção de um banco de sementes gerido pelo grupo de mulheres agricultoras, além de estimular a implementação de experiências inovadoras que visem a sustentabilidade da agricultura familiar na comunidade e no Distrito, tendo foco no debate das relações Gênero o respeito e cuidado com biodiversidade.

Na ocasião foram definidas as ações para as próximas atividades do ano vindouro e que em janeiro de 2019 será realizado o planejamento.

Institucional
Rua Francisco Nogueira de Souza, 117 , São José da Mata, Campina Grande, Paraíba, PB 58441-000
Formulário de contato
Contato
Telefone:
(83) 3314-1762
E-mail:
ajurcc@ajurcc.org
Social
  • YouTube - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle