• YouTube - AJURCC
  • Facebook - AJURCC
  • Instagram - Black Circle

BANCO DE SEMENTES DA SERRA DE JOAQUIM VIEIRA ADQUIRE SEMENTES DE BANCO COMUNITÁRIO EM MONTADAS

Nesta ultima terça feira, 12 de março de 2019, representantes do Banco Comunitário de Sementes do Sítios Serra de Joaquim Vieira, AJURCC e do Sindicado Rural de Campina Grande, foram até o Banco de Sementes Santa Luzia, localizado no Sitio Furnas, município de Montadas para uma visita de intercambio.

A finalidade das visitas foi adquirir sementes para serem distribuídas entre os agricultores e agricultoras contempladas com sorteio feito na última reunião do Sindicato Rural de Campina Grande, onde foi tratado do impacto da reforma da previdência na vida dos/as camponeses/as. Já o Banco de Sementes do Sitio Serra de Joaquim Vieira, recebeu empréstimo de sementes para ampliar a diversidade do banco comunitário do Sitio Serra, foram mais 8 variedades de feijão que hoje deixa o banco de sementes das mulheres da Serra ainda mais diverso.

Os/as Visitantes foram acolhidos/as pelos agricultores/as agricultoras Verdiano Rodrigues, Sebastião da Costa Silva (Basto), Iraci dos santos Lima e Rosilda dos Santos Lima.

Na ocasião também foi fortalecido o convite para participação das agricultoras na 10ª Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, neste momento a apresentada aos presente a historia de dona Rosilda que falou sobre seus momentos de sofrimentos e de vitórias contra o machismo e violência doméstica, bem como, da importância da marcha em sua vida. Vaja no vídeo produzido pela organização da Marcha.

A visita foi um dia muito de grande importância para as organizações que vivenciaram o intercambio a troca de sementes e saberes segundo o Agricultor Sebastião Conhecido como Basto de Militão e coordenador do banco de semente “ Depois de uma visita feita a ano passado, ficamos muito felizes com retorno de representantes do Banco de Semente da Serra, essas mulheres estão de parabéns, bem como o sindicato, pois não foram comprar sementes a terceiros, mas sim compraram uma semente que sabe a origem, a semente da paixão, a semente criola, sem produtos químicos e sem agrotóxicos que venha prejudicar o ser humano, agradeço o reconhecimento do Sindicado, da AJURCC e das mulheres a nossa comunidade e ao nosso Banco de sementes. “Afirmou o agricultor.



Institucional
Rua Francisco Nogueira de Souza, 117 , São José da Mata, Campina Grande, Paraíba, PB 58441-000
Formulário de contato
Contato
Telefone:
(83) 3314-1762
E-mail:
ajurcc@ajurcc.org
Social
  • YouTube - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle