• YouTube - AJURCC
  • Facebook - AJURCC
  • Instagram - Black Circle

AJURCC PARTICIPOU DE RODA DE DIÁLOGO: PENSANDO ESTRATÉGIAS E MOBILIZAÇÃO SOCIAL CONTRA A COVID-19.


Aconteceu neste sábado 18 de abril de 2020, de forma virtual, uma roda de diálogo com o tema: Pensando Estratégias de Auto Cuidado e Mobilização Social Contra os Impactos da COVID-19. A atividade foi realizada pelo projeto Promotores Populares dos Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais, uma iniciativa coordenada pelo Coletivo de Assessoria Cirandas, que conta com apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos – FDH. A roda de diálogo, contou com a participação de mais de 40 pessoas representando cerca de 10 organizações, de 03 estados nordestinos, sendo eles: Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte e foram apresentadas as experiências da Marcha do Empoderamento Crespo, de Salvador – Bahia e da Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania – AJURCC de Campina Grande – Paraíba.

Naira Gomes apresentou a experiência da Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador com a Campanha Não toca na mão, mas enche o coração! Que por meio da Marcha articulou vários salões de beleza de São Salvador para arrecadação de doações de alimentos, materiais de higiene e recursos financeiros que estão possibilitando doações principalmente para famílias lideradas por mulheres negras empobrecidas da Capital Baiana, a proposta também contou com apoio da AVON que doou 50 mil sabonetes para serem distribuídas nas comunidades de Salvador e parte deste chegaram até a marcha. Naira afirma que: “Devemos fazer a nossa parte no combate ao Corona vírus, e nos cuidar e cuidar dos Nossxs! Essa situação que estamos vivendo não está só testando nossa capacidade de colaboração e coletividade, está também nos mostrando que a execução de justiça e de garantia de direitos para todos cabe também a cada um de nós, nas nossas comunidades, começando pelas nossas famílias e as pessoas próximas de nós.

Participaram representando a AJURCC os coordenadores (Malu Santos, Bruno Cavalcante, Camila Travassos, Felipe Santos, Hélio Barbosa e Jô Oliveira) que juntos/as apresentaram o projeto: Juventude em Defesa da Vida – contra o Corona Vírus, que busca realizar atividades coletivas que amenizem o efeito da Covid-19, nas Comunidades do distrito de São José da Mata, localizado na periferia de Campina Grande - PB. Sendo os jovens protagonistas das ações, informando a população mais vulnerável socialmente sobre os cuidados higiênicos para evitar a contaminação e disseminação do vírus. A campanha tem como objetivos, adquirir produtos de higiene para distribuição entre a população mais vulnerável do distrito, bem como confeccionar 5000 máscaras para serem entregues a população e a aquisição de 600 cestas básicas para que sejam distribuídas para famílias que necessitam deste auxílio.

Jô Oliveira e Camila Travassos falaram da experiências das juventudes se juntarem para contribuir no combate a COVID-19 em nossas comunidade, pois o poder público municipal não chega em nossa comunidade, precisamos fazer o que sempre fizemos que é “resistir para existir juntos/as”, arrecadando alimentos e fazendo doações para que esta em situação risco e vulnerabilidades.


Para Camila Eduarda "A atividade foi de grande valia, participar dessa roda de conversa, pude conhecer novas experiências, bem como explanar as nossas. É sempre bom e renova nossas as esperanças em um mundo melhor, ou pelo menos um mundo onde as pessoas se preocupam com as outras." dissa a coordenadora de comunicação da AJURCC.


Já segundo Jô Oliveira, assistente social voluntária da associação: “Participar dessa partilha, colocando as ações nas nossas comunidades é de suma importância, porque amplia o sentimento de que não estamos sozinhas e sozinhos, e que estamos criando estratégias comuns seja na Bahia, na Paraíba ou no Rio Grande do Norte. Isto revela ainda, que há ausência de políticas públicas, nesse cenário de pandemia, infelizmente, faz parte das nossas vivências enquanto povo preto.”



Institucional
Rua Francisco Nogueira de Souza, 117 , São José da Mata, Campina Grande, Paraíba, PB 58441-000
Formulário de contato
Contato
Telefone:
(83) 3314-1762
E-mail:
ajurcc@ajurcc.org
Social
  • YouTube - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle