• YouTube - AJURCC
  • Facebook - AJURCC
  • Instagram - Black Circle

Aconteceu nos dias 27 e 28 de fevereiro em Campina Grande o Seminário a Cidade é Nossa.

Com o título A Cidade é Nossa” a atividade reuniu em Campina Grande representantes da sociedade civil e do poder executivo, legislativo especialistas para dialogar sobre à realidade da Cidade. O evento aconteceu com objetivo de provocar o debate sobre a cidade e sobre a participação popular na agenda urbana, um público de mais de 200 estudantes, pesquisadores, autoridades políticas, representantes de organizações da sociedade civil, de igrejas e do poder público reuniu-se nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2018, em Campina Grande, durante o Seminário “A Cidade é Nossa – Participação Social no Centro da Agenda Urbana”.

O Seminário é uma iniciativa da Diocese de Campina Grande em parceria com o Setor Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Nordeste 2 e de organizações como o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/PB), o Centro de Ação Cultural (CENTRAC), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Centro de Estudos do Seminário Diocesano e o Observatório Social do Nordeste (Obserne), entre outras instituições.

A AJURCC teve um papel importante no evento, com a coordenação de duas mesas redondas a primeira intitulada: Cultura, memória e identidade da cidade, foi conduzida pelo Diretor Geral, Marcos Moraes, jornalista e ativista Cultura da Cidade de Campina Grande, já Jô Oliveira, sócia fundadora , assistente social e integrante do grupo de trabalho em defesa dos direitos das mulheres, que contribuiu com debate sobre O papel dos movimentos sociais de direitos humanos na construção de cidades inclusivas.

Segundo Marcos Moraes “O seminário foi um espaço importante, uma vez que colocou no centro da pauta debates de extrema relevância como a questão da Cultura e da memória e a reflexão sobre a Violência e a Cidade. Interessante também destacar que o evento proporcionou o contato com um público bem diverso, a exemplo dos/as estudantes da UFCG e da Facisa de cursos que geralmente não temos muito contato nos espaços de debate, como arquitetura e urbanismo, espero que a reflexão e o desejo de construir uma cidade mais acolhedora para todos e todas não fica apenas na carta construída no evento” disse o diretor Geral da AJURCC.


No período da tarde do dia 28 de fevereiro a Associação de Juventudes Cultura e Cidadania, participou de um grupo de trabalho formado por várias entidades da sociedade civil, universidades públicas e privadas e o poder público para juntos firmarem compromissos com a continuidade do trabalho e construírem encaminhamentos sólidos para fortalecer os processos de construção de uma cidade melhor para todos e todas. Após as apresentações aconteceu a leitura da carta de compromissos do evento, que contou com contribuições de toda Plenária.

Institucional
Rua Francisco Nogueira de Souza, 117 , São José da Mata, Campina Grande, Paraíba, PB 58441-000
Formulário de contato
Contato
Telefone:
(83) 3314-1762
E-mail:
ajurcc@ajurcc.org
Social
  • YouTube - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle